Plano Nacional de Leitura (Ler+) aconselha para o 1.º ano de escolaridade: Galope!, Gingão! e Se eu Fosse…Nacionalidades

1

Conhecidas as novas listas do Plano Nacional de Leitura 2011, projecto que tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus, hoje vamos recordar os livros publicados pela Booksmile e que integram o PNL.

Depois dos livros aconselhados para o Pré-escolar (no qual se incluem também Galope! e Gingão!), apresentamos agora os livros da Booksmile aconselhados para o 1.º ano de escolaridade. Mas antes, algumas dicas para os pais:

Nesta fase (6 anos), o que a criança faz com livros:

  • Está desejosa de conseguir ler sozinha, mas continua a adorar ouvir os adultos lerem alto.
  • O ritmo de aprendizagem varia.
  • No início gosta de descobrir nos livros as letras, sílabas ou palavras que já reconhece.
  • Vai conseguindo ler frases e, ao sentir os seus próprios progressos, sente-se vitoriosa.
  • Gosta de mostrar os seus progressos.

O que os pais devem fazer:

  • Manter as rotinas diárias.
  • Ler todos os dias. O apoio individual de um adulto na fase de decifração evita muitos problemas e torna a aprendizagem mais rápida e segura.
  • Ler alto e deixar que a criança descubra, e leia sozinha, palavras e frases que já conhece.
  • Completar frases e ajudar com as palavras que ainda não decifra.
  • Encorajá-la a ler cada vez mais. Ouvir ler e felicitá-la pelos progressos.
  • Fazer jogos de descoberta de letras, sílabas, palavras, frases.
    Ler histórias mais curtas, se a criança pedir, e histórias com pequenos capítulos.
  • Ler partes de histórias e deixar a continuação para o dia seguinte.
  • Continuar a ler as histórias preferidas e incentivá-la a conseguir lê-las sozinha.

CIM 7254

Galope! é o primeiro volume da colecção Scanimation. Nunca antes de tinha feito um livro como Galope! Revolucionário e inovador, este livro utiliza a tecnologia patenteada Scanimation® para dar vida aos animais com desenhos verdadeiramente animados. É impossível não parar de virar as páginas para ver o cavalo a galopar ou a águia a voar!

O texto é ritmado e motivacional e o final surpreendente! As crianças de todas as idades vão ficar maravilhadas… e os pais também

Gingão! segundo volume da colecção, vem dar toque original às imagens: agora, os animais são a cores. O final é surpreendente e vai prender, literalmente, o leitor!

Da mesma forma que as crianças não conseguiram deixar de ler Galope! sem terem galopado pela sala, agora com Gingão! não vão querer parar de: gingar, pular, escapar, marchar, rastejar, voar, correr e saltar!

Se eu fosse…Nacionalidades, livro que marcou a estreia de Francisco José Viegas (actual secretário de Estado da Cultura) no género infantil, faz também a sua estreia no Plano Nacional de Leitura.

O Leonel, a quem todos chamam Lio e que fala sério a brincar, é tão curioso quanto distraído e imaginativo, sendo pelos seus olhos de criança que ficaremos a conhecer melhor cada um dos países retratados neste volume. Bem-humorada, lúdica e didáctica, é uma obra para ser lida com os pais e descobrir, em cada país, aquele pormenor, contribuindo para a construção da memória referencial das crianças relativamente às nacionalidades do mundo.

CAPA SEF Nacionalidades 1

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>